terça-feira, 14 de maio de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES – CRÍTICAS SOBRE A LISTA DE FELIPÃO


Como todo torcedor, não poderia deixar de fazer algumas críticas à convocação dos atletas que disputarão a Copa das Confederações, que será realizada aqui no Brasil de 15 a 30 de junho deste ano.

A meu ver, Luiz Felipe Scolari falhou em não convocar nenhum jogador experiente para o papel de cérebro da equipe brasileira. Essa função, por exemplo, poderia ser desempenhada por Ronaldinho Gaúcho do Atlético ou Kaká do Real Madri.

O posto de armador da equipe está vago e acredito que entre os atletas convocados nenhum tem perfil para armar a equipe e controlar as ações em partidas complicadas, onde o time provavelmente estará sob pressão. Será perigoso dar essa responsabilidade ao meia Jadison do São Paulo que não demonstrou um bom desempenho em convocações anteriores na seleção brasileira ou ao atacante Neymar, que atua mais avançado do que no Santos.

Questiono, também, as ausências dos atacantes do “Galo” Diego Tardelli e Jô que estão em boa fase no clube e mereceriam essa convocação. Sem falar do goleiro Vitor que “tá agarrando todas as bolas” e merecia uma oportunidade de vestir a camisa da seleção. Lembro que temos grandes goleiros nos times nacionais e que Julio Cesar do Queens P. Rangers, da Inglaterra, foi um dos responsáveis pela eliminação do Brasil nas quartas de final na última Copa do Mundo, na África.

Causou-me espanto a convocação de Daniel Alves do Barcelona que não atravessa um bom momento na equipe espanhola. Bernard outro jogador do Atlético Mineiro, é muito jovem e com pouca experiência em grandes competições internacionais. É uma grande incerteza: poderá se dar bem e arrebentar na seleção ou ser queimado e esquecido em futuras convocações.

A pressão em uma partida oficial é diferente daquela exercida em uma partida amistosa e é nos jogos oficiais que os atletas demonstram a sua capacidade. Mas a lista está fechada. Não temos muita coisa a fazer a não ser torcer para que Felipão consiga estabelecer um padrão de jogo no mínimo aceitável até o primeiro confronto com a Inglaterra no dia 2 de junho.

Felipão terá um curto período, de 27 de maio até o dia 02 de junho, para estabelecer um esquema tático aceitável, entrosar a equipe e elevar o moral do time para voltar a se impor perante os países adversários, já que nos últimos amistosos os resultados foram desastrosos.

Confira a lista completa anunciada por Felipão:
Goleiros:
Julio Cesar - Queens P. Rangers
Diego Cavlaieri - Fluminense
Jefferson – Botafogo

Zagueiros:
Thiago Silva - Paris Saint Germain
Rever - Atlético Mineiro
David Luiz - Chelsea
Dante - Bayern de Munique

Laterais:
Daniel Alves - Barcelona
Jean - Fluminense
Marcelo - Real Madrid
Filipe Luís - Atlético de Madrid

Meio-campo:
Fernando - Grêmio
Hernanes - Lazio
Luiz Gustavo - Bayern de Munique
Paulinho - Corinthians

Meia atacantes/atacantes:
Jadson - São Paulo
Oscar - Chelsea
Lucas - Paris Saint Germain
Hulk - Zenit
Bernard - Atlético Mineiro
Leandro Damião - Internacional
Fred - Fluminense
Neymar – Santos

Marco Aurelio Condez

14/05/2013

Um comentário: