quinta-feira, 18 de julho de 2013

Gestões mal sucedidas atrapalham times nacionais

Na Europa a situação do futebol é diferente da que vivemos aqui no Brasil, os técnicos são valorizados e mantidos mesmo se os resultados não apareçam constantemente. Na maioria dos casos um contrato é cumprido integralmente e não são resultados negativos, isolados que avaliam todo o trabalho desenvolvido pelo técnico à frente de uma equipe.

Aqui no Brasil, assistimos a queda de vários técnicos devido a resultados ruins em uma sequencia de jogos. Todo o trabalho anterior parece ser esquecido e jogado no ralo.

Essa cultura do imediatismo poderá fazer uma nova vitima – o técnico Cuca. Uma possível derrota atleticana na final da Copa Libertadores da América poderá causar a demissão de seu técnico, que vem desenvolvendo um ótimo trabalho com o time mineiro. Se não conseguir estruturar a equipe para vencer o próximo jogo, dará chances para que seja confirmada sua fama de não ter conquistado títulos de expressão e poderá ter sua cabeça a prêmio.

Essa falha de gestão no futebol brasileiro tem causado uma dança de cadeiras, onde técnicos rodam de clube para clube, ocasionando quebra de contratos e geração de multas que nem sempre são pagas. Palmeiras e Santos devem quantias consideráveis para o técnico Muricy Ramalho, que por enquanto está sem time para treinar.  

No momento, o exemplo mais impactante, é a gestão de Juvenal Juvêncio no São Paulo que demitiu o técnico Ney Franco após uma sequencia de derrotas. Apostou em Paulo Autuori, mas a torcida preferia Muricy Ramalho. Assim, o time tenta sair de uma má fase e fazer as passe com sua torcida.

Uma exceção a essa conduta é o Corinthians que permanece a mais de dois anos com o mesmo comandante. A manutenção de Tite no comando técnico da equipe paulista fez com que ele entrasse para a história do clube como um dos técnicos que mais ganhou títulos. Daí, tiramos a lição de que o modelo europeu deveria ser seguido para o bem do esporte.


Marco Aurélio Condez

19/07/2013 

2 comentários:

  1. Vc é uma lição de vida parabéns pelo blog, vou comentar sempre que puder seus posts, e aliás estou assistindo o Arena aliás excelente programa, em segundo lugar não existe milagre no futebol, trabalho a longo prazo esse é o segredo do sucesso, vide Corinthians e Galo esse ano, de qualquer forma que não projeta o futuro teoricamente não colhe frutos !

    ResponderExcluir
  2. Belo Post. Vi o seu lindo trabalho através do Arena!

    ResponderExcluir