sexta-feira, 14 de junho de 2013

Evoluções tecnológicas serão testadas na Copa das Confederações

A Copa das Confederações servirá de teste para que tudo dê certo na Copa do Mundo em 2014. Serão avaliadas desde as reformas feitas nas instalações dos estádios até as novas tecnologias que irão ajudar o árbitro a tirar dúvidas na linha do gol.

Os estádios que sediarem jogos desta competição contarão com câmeras de alta definição voltadas para a pequena área, que prometem informar ao juiz com muita precisão se a bola ultrapassou a linha do gol. O árbitro receberá um aviso imediatamente após o lance, o que o ajudará a tomar a decisão correta em validar ou não o gol.

O futebol se tornará mais dinâmico e serão evitados lances duvidosos como o que aconteceu na Copa da África em 2010 no jogo decisivo entre Alemanha e Inglaterra. A Alemanha foi prejudicada pela arbitragem que não validou um gol que as câmeras da TV mostraram como legítimo.

Essa é uma grande evolução para o futebol, mas existem outros pontos que causam muita discussão, que poderiam ser filmados, como por exemplo, o impedimento do jogador e a marcação do pênalti. Ficaria mais difícil informar ao juiz a ocorrência do fato, mas assim como no tênis, a partida seria interrompida por instantes enquanto fossem exibidas no telão as imagens do lance polêmico. Isso evitaria injustiças.

Fica registrada aqui a sugestão. 

Marco Aurelio Condez

14/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário