quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Neymar já mostra estilo europeu em seu futebol na Seleção

Apesar do puco tempo que tem na Espanha, Neymar já está atuando diferente na Seleção Brasileira, está jogando mais recuado. Talvez isso seja em função da ausência de Oscar, mas pode ser uma consequência da tática utilizada pelo Barcelona. O fato é que está fazendo a função de um meia clássico voltando para armar as jogadas, mas sem ser muito decisivo como era no Santos.

Tata Martino, técnico do Barcelona, orienta o atleta a jogar mais aberto pela esquerda. Trazendo esse aprendizado para a seleção, facilita o seu entrosamento com Daniel Alves ou com seu amigo e rival Marcello que joga no Real Madri. Essa dupla tem funcionado muito bem na Seleção de Felipão.

A cultura de marcação ainda não é uma característica do jogador, pois Neymar como ainda está aprendendo a marcar, se apresenta um atleta mais faltoso. Na Espanha, levou o terceiro cartão amarelo o que o impede de jogar na próxima partida pelo time Catalão contra o Sevilla.

Outro ponto positivo é a confiança que ele está adquirindo com a convivência com a principal estrela do futebol mundial, Lionel Messi, que além de enfrentar marcações mais duras do que as praticadas aqui no Brasil, não se deixa abater e enfrenta o adversário. Neymar no ultimo jogo da Seleção contra Portugal foi, também, muito bem marcado e diferentemente de sua postura habitual nos tempos do Santos , manteve-se firme, sem tentar cavar faltas.

Assim a seleção vai ganhar muito com o Neymar ao estilo europeu, que com o tempo vai aprender a marcar e a retomar bolas, para agregar mais qualidades ao seu futebol.  


Marco Aurelio Condez

12/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário